5 razões para aplicar o uso da Aprendizagem Adaptativa

28 de novembro de 2014
uso da aprendizagem adaptativa

Se você trabalha com ensino, já de ter percebido a necessidade de viabilizar avanços no sistema, com o uso de recursos tecnológicos e métodos mais adaptados à realidade. E, sobre isso, nada mais apropriado que focar nas necessidades do aluno, de forma pessoal e direcionada. Estamos falando da aprendizagem adaptativa.

Através do uso da aprendizagem adaptativa os alunos recebem apoio a partir de suas necessidades – e suas dificuldades são trabalhadas mais de perto, facilitando seu aprendizado e impedindo que se crie um bloqueio do aluno frente a determinada matéria ou conteúdo específico. Conhecer as deficiências e habilidades dos estudantes é captar informações para trabalhar com as turmas a partir de suas necessidades. A aprendizagem adaptativa é um facilitador tanto para o professor, que apresentará resultados mais eficazes, quanto para os alunos, que terão uma formação mais estruturada.

Hoje, com a evolução das tecnologias, novas plataformas focadas na aprendizagem adaptativa já são realidade e podem ser adotadas por instituições de todo o Brasil, e sairão na frente aqueles que tiverem planejamento estratégico voltado à formação direcionada aos alunos.

5 razões para aplicar o uso da aprendizagem adaptativa

  1. O professor constrói seu planejamento de aulas baseando-se nas necessidades dos alunos, não nas notas ou em números. Neste sentido a uso da aprendizagem adaptativa é muito positiva, pois ajuda os professores a estruturar suas aulas e provas baseadas nas necessidades dos alunos.
  2.  As instituições estão sempre cientes do nível de seus alunos, o que possibilita reajustar os métodos de ensino ao longo do processo, visando o bem estar e desenvolvimento dos alunos. Como os professores passam a ter um domínio maior do nível de conhecimento de suas turmas, toda a escola passa a ter noção da evolução de suas turmas.
  3.  Os alunos, sem dúvida, são os mais beneficiados. Seus estudos serão direcionados e, consequentemente, os resultados serão cada vez melhores. Este método contribui até mesmo para identificar alunos com problemas como dislexia e déficit de atenção, por exemplo.
  4. Ao realizar provas para o vestibular, ou mesmo algum concurso, o aluno estará mais bem preparado; afinal, suas dificuldades serão trabalhadas ao longo do ano afim de chegar a melhores resultados. E, inclusive, os próprios professores podem organizar suas aulas focadas nessas provas importantes para os alunos.
  5.  O nivelamento de informações e conhecimento se torna evidente. Para os profissionais envolvidos no processo há o nivelamento de informações; para os alunos, o beneficio está no conhecimento, já que há uma tendência de todos ficarem em níveis parecidos.

uso da aprendizagem adaptativa

Aplicar o uso da aprendizagem adaptativa, sem dúvida, requer ações e planejamentos a longo prazo, mas é sempre preciso dar o primeiro passo. Por isso, comece a conhecer melhor seus alunos e olhe de forma diferenciada para o processo de correção de provas, já que esse momento é importante para perceber o nível de cada alunos. E claro, comece a usar a tecnologia a seu favor, há muito o que aprender com esses novos recursos e eles irão te ajudar a ter aulas mais produtivas.