Vale a pena Investir em um Sistema de Gestão de Provas?

18 de outubro de 2017
moça olhando para o notebook com a mão no queixo e pensando

Vale a pena investir em um sistema de gestão de provas?

Você sabe o que o investimento em um sistema de gestão de provas (SGP) pode fazer por você e por sua instituição de ensino? A logística de aplicação de provas é complexa e exige muito esforço, especialmente por parte dos professores. Pensando nisso, um SGP vem como solução para automatizar e agilizar esse processo.

Agora, não é mais preciso digitar as questões em um bloco de notas, diagramá-las, imprimir, corrigir, lançar notas em um sistema interno. Tudo pode ser feito em uma só plataforma, em questão de cliques. Um sistema digital e online otimiza a rotina e o tempo do professor, tornando o processo de correção de provas muito mais ágil.

 O que é um SGP?

É uma plataforma que permite que o professor gerencie e organize todo o processo de uma avaliação. Uma solução digital e educacional que traz possibilidades que vão muito além do momento de correção.

Quais são as outras vantagens?

Além de uma correção automática e livre de possíveis falhas, um SGP inclui benefícios como:

  • Banco de questões

O Prova Fácil filtra questões de boas referências na web e as disponibiliza em um grande banco de questões, para que o professor possa selecionar quais quiser para compor sua prova.

  • Gestão das avaliações

Selecionar questões, formatar e diagramar a prova, corrigir o gabarito… o sistema de gestão de provas faz tudo isso por você, gerando vários modelos de prova de maneira automatizada — muito mais rápido e prático!

  • Gestão do conhecimento

Após a correção das provas, o sistema gera relatórios personalizados com as notas de cada aluno e de cada turma. Além disso, o Prova Fácil identifica o GAP de aprendizado — uma análise do desempenho que oferece médias globais, índices de acerto e comparativos entre avaliações.

  • Segurança

O acesso de cada professor é único e seguro. Além disso, todas as provas e documentos gerados são identificados por um QR Code diferente — essencial para correção e confiabilidade das informações.

  • E vale a pena investir em um SGP para minha escola?

O sistema desenvolvido pela Starline gera, por ano, mais de 2 milhões de avaliações, atendendo a 1000 instituições de ensino e o número de alunos que utilizam a plataforma é superior a 600 mil. Ele foi criado para solucionar um problema em larga escala. Portanto, instituições menores ou professores que queiram, como pessoa física, otimizar o processo de criação e correção de provas, podem utilizar o aplicativo para organizar seus dados e resultados.

Se você está considerando adotar o sistema de gestão de provas, certifique-se especialmente de três pontos:

  • Que o custo seja viável para sua instituição;
  • Que os professores estarão aptos a lidar com todas as funcionalidades do sistema;
  • Que os alunos tenham ciência das vantagens que o sistema oferece a todos os envolvidos no processo de aprendizagem, inclusive eles.

Baixe gratuitamente o [Ebook] 21 passos para elaborar uma prova realmente eficiente!