• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Posts

Vestibular agendado: Como a tecnologia está sendo utilizada em processos seletivos?

Universidades, faculdades e instituições de ensino no geral lidam com processos altamente complexos e um grande volume de informações. Organizar dados, planejar metodologias de aprendizagem, estabelecer uma boa comunicação com docentes e discentes… todos esses pontos requerem atenção e praticidade, e com a realização de processos seletivos não é diferente.

Na era da informação e da inovação, a tecnologia já é uma forte aliada do campo educacional. Em sala de aula e fora dela, o uso de aplicativos, ferramentas e sistemas digitais se firmou como uma prática essencial e que traz resultados positivos para o desempenho dos estudantes, bem como para a otimização das tarefas e a consequente economia de tempo.

Vestibulares online e agendados: o que são e como funcionam?

Você deve estar se perguntando como, de fato, os recursos e facilidades das tecnologias podem ser úteis no que diz respeito aos vestibulares.

Os dois modelos que estão sendo cada vez mais utilizados pelas instituições de ensino são realizar um processo seletivo online e criar um calendário onde os vestibulandos podem escolher a data para realização das provas.

Online

Com um cenário de expansão e de um uso crescente dos cursos à distância, os vestibulares online também têm sido cada vez mais adotados pelas faculdades. Sistemas especializados nesse serviço, como o Prova Fácil desenvolvido pela Starline, garantem um processo prático e seguro.

Além do momento do vestibular, as avaliações ao longo do semestre também são aplicadas via internet. Isso acontece por meio de computadores ou tablets com as funcionalidades de reconhecimento facial e browser travado — ou seja, a pessoa que estiver participando do processo seletivo é identificada e seu navegador tem restrição de acesso apenas à página da prova.

Esse formato inovador, que abandona lápis, papel e barreiras físicas, traz vantagens tanto para os estudantes quanto para as instituições de ensino: economia de tempo, dinheiro e recursos de impressão de provas; não é preciso se preocupar com deslocamento; resultados mais rápidos e vários outros benefícios.

Agendado

Organizar a logística de aplicação dos vestibulares pode ser tarefa complicada para a instituição. Para os vestibulandos, é um momento de tensão e, muitas vezes, de conflitos de datas, com diferentes processos acontecendo ao mesmo tempo. Por isso, a opção de vestibular agendado pode ser uma ótima solução.

Assim, a coordenação acadêmica deve pensar um cronograma para ofertar aos estudantes interessados que, por sua vez, vão escolher a data mais viável para si. A partir de então, cada um pode se organizar, programar os estudos e preparar-se psicologicamente para realizar a prova, com segurança e conforto.

Essa é uma função também disponibilizada pelo Prova Fácil e que já está sendo utilizada no Brasil, facilitando vários processos institucionais. É o caso, por exemplo, do grupo educacional Athenas, que tem sedes em Rondônia, e que adotou o Prova Fácil para avaliações internas em larga escala, simulados e para o processo seletivo online. Dessa maneira, avaliações de alunos de graduação e pós-graduação, de cursos presenciais e à distância, são aplicadas online regularmente.

vestibular agendado

Outras vantagens

As funcionalidades do sistema de gestão de provas da Prova Fácil não param por aí. Dentre outros recursos que podem ser muito úteis à sua instituição, estão: o controle de inscrições nos processos seletivos, pesquisas de satisfação e relatórios estatísticos, correção automática de questões objetivas, gestão do conhecimento e de informações, criação automática de provas com questões protegidas por um QR Code, e muito mais.

Soluções com segurança

Aderir ao uso de tecnologias para fins educacionais significa simplificar funções cotidianas, poupar tempo, potencializar a relação de ensino e aprendizagem, tudo isso de forma idônea, com um sistema seguro e confiável.

Quer conhecer mais sobre o que o Prova Fácil pode fazer pela sua instituição? Veja esse nosso case com a Unifor


Veja mais

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Por que a transformação digital no Ensino Superior é um caminho sem volta?Importância de um software para elaborar prova nas instituições de ensinoAvaliação diagnóstica: entenda a importância para a sua instituiçãoConheça as instituições que já utilizam software para elaborar provasPor que o Prova Fácil é importante para a transformação digital na educação?Software para elaborar prova: o que é, e tudo o que ele pode fazer pela sua Instituição!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS