Vestibular online flexível: por que sua instituição de ensino precisa oferecer essa facilidade aos candidatos

12 de maio de 2021
muda pc

Sua prova de vestibular online precisa ter várias qualidades, e a flexibilidade é uma das principais nos tempos em que vivemos – e também para daqui em diante.

Sua instituição de ensino superior oferece um vestibular online flexível? Se sim, saiba que ela está no caminho certo, mas se não, então é hora de olhar com carinho para essa característica, que tem o potencial de mudar completamente a forma com a qual os novos alunos e todo o mercado educacional olham para ela.

O ensino superior está passando por muitas mudanças. Da negociação de pagamentos para evitar a evasão dos alunos à maior oferta do EAD, não há como se manter parado em meio a essa nova realidade, o que também passa pela flexibilidade na prova de vestibular online.

Em 2021, uma das maiores necessidades para faculdades, centros universitários e universidades de todo o Brasil vem sendo a captação de alunos, e isso fica claro estatisticamente, de acordo com dados de um levantamento da consultoria Educa Insights feito com cerca de mil alunos.

Os participantes foram perguntados sobre quando planejam iniciar sua graduação. As respostas foram as seguintes, com o primeiro número relativo a respostas dadas em novembro de 2020 e o segundo com respostas de janeiro de 2021:

  • Início de 2021: 38% / 25%
  • Metade de 2021: 24% / 38%
  • Início de 2022: 12% / 13%
  • Não decidiu: 26% / 24%

Quando foram perguntados sobre o início por modalidade, as respostas foram as seguintes para o ensino presencial, com o mesmo padrão de datas:

  • Início de 2021: 33% / 14%
  • Metade de 2021: 23% / 42%
  • Início de 2022: 14% / 15%
  • Não decidiu: 30% / 29%

Por fim, em relação ao ensino a distância, as respostas foram as seguintes, também nas mesmas datas das anteriores:

  • Início de 2021: 46% / 38%
  • Metade de 2021: 26% / 34%
  • Início de 2022: 9% / 11%
  • Não decidiu: 20% / 17%

Por mais que vejamos uma variação nas respostas, fica claro que a incerteza sobre a pandemia e a imunização influenciam diretamente na decisão de começar o ensino superior. Por isso, estar bem estruturado para o EAD é uma necessidade, e a flexibilidade dos processos seletivos tem um grande peso nisso.

Continue conosco para entender melhor porque essa flexibilidade pode ser boa para a sua instituição de ensino, mesmo depois que passarmos pelo “novo normal”.

Por que oferecer um vestibular online flexível?

Entre tantos motivos, alguns que se destacam são os seguintes:

  • Demonstração de importância com os candidatos: é inegável que a pandemia é um fator que influencia na decisão de iniciar os estudos. Portanto, se mostrar flexível e adaptável desde o início da relação dos candidatos com a IES é essencial para que eles se sintam acolhidos e importantes.
  • Adaptação a diferentes rotinas e horários: especialmente em um cenário tão diferente, com mudanças profissionais e pessoais, as rotinas mudaram muito. Com um vestibular online flexível, é possível que cada candidato escolha o melhor dia e horário.
  • Adaptação dos profissionais da IES: essa mesma flexibilidade também se reflete na rotina dos responsáveis pela gestão dos processos seletivos na instituição, o que pode otimizar sua produtividade e eficiência.
  • Aproveitamento de oportunidade dos interessados: entrar no site da IES e ver a possibilidade de agendamento do vestibular pode motivar os candidatos a agendarem a prova, o que, por sua vez, tem o potencial de aumentar a captação de alunos.

Leia também: Como um bom processo seletivo te ajuda na captação de alunos

É bom oferecer a possibilidade do vestibular no ato da inscrição?

Com certeza. Afinal, um vestibular online flexível deve considerar também que alguns candidatos podem já querer realizar a prova naquele instante.

Este interesse não pode ser perdido. Afinal, se os candidatos forem obrigados a realizar a prova apenas em outro dia ou horário, sua motivação pode ir por água abaixo, o que não é nada bom.

Por isso, também é importante que a IES permita que os candidatos façam a prova logo depois da inscrição.

Confira: 7 dicas para sua instituição garantir uma boa experiência no vestibular pela internet

E o vestibular agendado, também deve ser mantido?

Sim. As duas possibilidades não são excludentes, pelo contrário: se complementam e resultam em um ótimo conjunto de alternativas.

Da mesma forma que alguns alunos preferem fazer a prova imediatamente, outros gostam de se preparar, seja para reforçar um pouco os estudos ou mesmo para optar por um horário mais conveniente e em que podem ter um melhor desempenho.

Há casos de pessoas que preferem estudar pela madrugada, por exemplo, e essa é uma possibilidade que torna-se muito mais factível por meio de um vestibular online flexível.

Leia também: 5 dicas acionáveis para ganhar escalabilidade em sua prova de vestibular online

Como oferecer uma prova de vestibular online flexível e que atenda a todos esses quesitos?

Depois de conhecer esses pontos importantes, pode ser que você ainda tenha dúvidas sobre a tecnologia que pode te ajudar a colocar tudo isso em prática e levar sua instituição a outro patamar, e é aí que entra o novo Prova Fácil Processo de Seleção, ideal para o que procura.

Ele ajuda desde o início, na inscrição dos alunos, que é feita em um ambiente intuitivo. É possível ter uma gestão completa do processo seletivo, o que permite que todas as informações estejam disponíveis no mesmo lugar.

Além de permitir que as provas sejam agendadas ou feitas no momento da inscrição, ele ainda corrige automaticamente as questões objetivas, o que é um alívio e tanto para o setor responsável pelas avaliações.

Mesmo as questões objetivas passam a ser corrigidas com mais agilidade e praticidade, pois elas são disponibilizadas em um ambiente online capaz, inclusive, de permitir a correção de redações.

Além de um bom planejamento, é de suma importância que a sua instituição de ensino superior tenha uma solução inteligente, moderna, conectada e que possa levá-la a outro patamar em relação à gestão de provas, e o novo Prova Fácil Processo de Seleção pode ajudar com todos esses pontos.

Para ter um vestibular online flexível e levar os processos de seleção a outro nível em sua IES, conte com toda a ajuda dessa solução e veja, na prática, como ela será um divisor de águas, beneficiando todos os envolvidos, dos alunos aos professores, gestores e diretores!

Fale com um dos nossos especialistas