7 dicas para sua instituição garantir uma boa experiência no vestibular pela internet

26 de abril de 2021
homem-com-notebook-digitando

Vivemos em um período atípico, em que o vestibular pela internet ganhou ainda mais destaque. É fato que essa era uma solução já adotada há algum tempo, mas com a chegada da pandemia, tornou-se a opção mais viável e segura disponível.

É imprescindível, especialmente agora, que as instituições de ensino superior ofereçam uma boa experiência em todas as ações relacionadas à trajetória educacional, do ingresso na universidade à realização de aulas e provas online, e o vestibular na internet tem papel essencial neste sentido.

Inclusive, um levantamento do Educa Insights em parceria com a Abmes (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), mostrou que o percentual de estudantes universitários que pretendem adiar o início do ensino superior para o 2º semestre de 2021 passou a ser de 38% em janeiro.

Entre os motivos que levaram a essa decisão aparecem o aumento do número de casos e óbitos decorrentes da Covid-19, além da espera pela vacinação contra a doença.

Vemos, então, que a captação de alunos é um desafio, mas o vestibular online pode ajudar a superá-lo. Nos acompanhe para conferir dicas práticas e eficientes para otimizar este processo e proporcionar uma excelente experiência a todos os participantes!

É realmente importante oferecer um vestibular na internet?

Sem dúvidas, especialmente quando o modelo tradicional não se mostra como uma opção segura neste momento, embora os benefícios de sua adoção possam ser sentidos para muito além deste período.

No Censo da Educação Superior 2010, o percentual de matrículas no EAD era de 14,6%. Já na edição de 2019, o índice passou para 28,5%, ou seja, um aumento de 95,2%.

Justamente por isso, grandes centros universitários já estavam adotando melhores práticas para seus processos seletivos pela internet. Até mesmo o ENEM, maior exame vestibular do Brasil, teve uma aplicação piloto no modelo digital, considerada satisfatória pelo INEP – ainda presencial, é verdade, mas já é um começo.

Portanto, além de se mostrar atenta à transformação digital no Ensino Superior, oferecer um vestibular pela internet ajuda a criar uma boa primeira impressão nos participantes, o que, por sua vez, melhora a imagem da IES e faz com que ela ganhe pontos em relação à concorrência.

7 dicas para potencializar seu vestibular pela internet

Aplique essas dicas em sua IES e veja como a qualidade do vestibular na internet só tem a aumentar!

#1 – Ofereça boa navegabilidade e facilidade no ato da inscrição

Como mencionamos anteriormente, a primeira impressão é muito importante. Por isso, a qualidade da experiência deve estar presente desde o início do processo, quando a inscrição é feita.

O site deve ser intuitivo, fácil de navegar até mesmo por quem não tenha muita experiência com o uso de internet.

#2 – Tenha clareza nas informações pré-prova e no edital

O vestibular pela internet costuma ser um momento repleto de expectativa nos participantes. Por isso, é indispensável que eles tenham todas as informações necessárias com clareza, o que deve constar no edital do processo seletivo.

Por lá, eles devem saber qual é o período de realização da prova, como ela poderá ser feita, quando os resultados serão divulgados e quais são os requisitos tecnológicos, por exemplo.

#3 – Envie lembretes importantes aos participantes

Como o vestibular na internet ainda é uma novidade, cabe enviar alguns lembretes e avisos aos participantes, destacando a importância de estar em um ambiente em que eles consigam se concentrar e conectados a uma rede estável de internet.

#4 – Destaque a segurança do processo

Mesmo que se trate de um vestibular pela internet, é essencial mostrar que o processo é seguro e ético. Por isso, a IES deve investir em recursos como segurança anti-cola, que diminuem significativamente as chances de fraudes durante a prova.

#5 – Ofereça o máximo de flexibilidade possível quanto aos horários

Um dos grandes motivos pelos quais os participantes procuram por um vestibular na internet é a flexibilidade de horários. Por isso, a instituição deve ser a mais flexível possível, e uma alternativa é separar um período de uma ou duas semanas em que se pode fazer a prova em qualquer horário do dia.

#6 – Mostre o tempo de prova com clareza

Em provas presenciais, o relógio é um desafio, e o mesmo se aplica nos vestibulares online. Para ajudar no controle dos participantes, o tempo de prova deve estar disponível a todo momento na tela, com fácil visualização.

#7 – Entregue uma correção rápida

Por último, mas não menos importante, a correção deve ser feita o mais rápido possível, com a divulgação dos resultados imediatamente após sua conclusão, neste que é outro ponto positivo para o vestibular pela internet.

Leia também: Como um bom processo seletivo te ajuda na captação de alunos

Vestibular na internet: um grande diferencial para a sua IES

A migração digital é uma realidade em todo o mundo, e a situação não poderia ser outra no segmento educacional. Por isso, ter sua IES preparada já não é mais um diferencial, pois já se transformou praticamente em uma obrigatoriedade, especialmente para quem quer se destacar.

A adoção de novas tecnologias é um caminho sem volta, o que é ótimo, já que ajuda a democratizar a educação, abrindo portas para pessoas que moram em regiões afastadas e para aquelas que não possuem tanta disponibilidade de dias e horários, por exemplo.

Hoje, a qualidade do ensino EAD pode ser a mesma do presencial, sem qualquer distinção entre as modalidades, e quem opta pelo ensino a distância deseja uma experiência diferenciada desde o início, exatamente o que é proposto pelo vestibular na internet.

Se a sua instituição quer contar com o melhor apoio possível da tecnologia, conte com o novo Prova Fácil Processo de Seleção, uma solução desenvolvida especialmente para vestibulares pela internet.

Com ele, fica ainda mais fácil cadastrar seu processo seletivo virtual, com inscrição, gestão de provas, correção automática, dispositivos de segurança, aplicação em diversos polos e vários outros recursos que trarão um nível de excelência inigualável às suas provas.
Com o apoio do novo Prova Fácil Processo de Seleção e as dicas que trouxemos aqui, o seu vestibular pela internet tem tudo para ser um grande sucesso a curto, médio e longo prazo!

Conheça o novo Prova Fácil Processo de Seleção