Problemas com o processamento de provas no Prova Fácil Soluções? Conheça a função vínculo manual

2 de outubro de 2018

Arthur Veloso

Um dos maiores desafios das instituições de ensino é a agilidade na entrega de resultados aos seus alunos. As correções e lançamentos de notas manuais demandam muito tempo dos professores devido à logística das provas e cronograma didático. Para ajudar, ou até mesmo resolver, este desafio da gestão acadêmica, a Prova Fácil realiza a identificação de cada aluno e a correção das questões objetivas de forma totalmente automática. Para isso, as imagens são digitalizadas e enviadas ao sistema para que ele realize estas tarefas. Esta ação é chamada, na Prova Fácil, de processamento.

Durante o processamento, cada imagem é avaliada individualmente, garantindo que ela atenda aos pré-requisitos exigidos pelo sistema. Passando por esta validação, o sistema faz então a leitura do código de barras existente na imagem. É através deste código de barras que o Prova Fácil faz a identificação e associação da imagem à seu respectivo aluno e prova.

Há casos, entretanto, que a imagem é um documento do Prova Fácil válido e processável mas o código de barras não foi encontrado ou lido. Assim, o Prova Fácil permite ao usuário realizar o vínculo desta imagem de forma manual, evitando assim que seja necessário buscar esta página e digitalizá-la novamente, trabalho este que seria muito custoso dado que normalmente há um grande volume de páginas impressas.

Como realizar o vínculo manual?

Para realizar o vínculo, basta selecionar a imagem que apresentou a mensagem, clicar sobre o botão “Vincular”, posicionar o mouse sobre o código de barras no canto superior esquerdo e digitar o mesmo número na caixa de edição à esquerda da tela. Ao passar o mouse, o sistema automaticamente irá aumentar a imagem para facilitar a leitura do código de barras. Feito isso, basta clicar sobre o botão “Vincular”.

Esta ação deve ser repetida para cada imagem com erro de leitura. Exemplo de documento para vínculo manual:

vinculo manual como fazer a digitação manualmente

vinculo manual como fazer a digitação manualmente

vinculo manual como fazer a digitação manualmente

A quantidade de imagens com problemas de leitura de código de barras pode indicar um problema na impressão ou digitalização. Se está ocorrendo muitos casos em sua instituição, procure melhorar a qualidade da impressão das provas e da digitalização das mesmas.

Eliminar ou reduzir ao máximo esta atividade, economizará esforço e reduzirá o tempo em que as provas ficam disponíveis para correção de questões discursivas e, consequentemente, o tempo para liberação das notas para os alunos.