Como integrar com os principais gateways de pagamento

21 de março de 2020

A integração com os principais gateways de pagamento é realizada pela equipe Prova Fácil. Caso necessite de orientações, entre em contato com o nosso Suporte com o assunto INTEGRAÇÃO COM GATEWAYS DE PAGAMENTO. Nossos atendentes estão à disposição para te ajudar!

Hoje nossa plataforma já possui integração com os grandes bancos e bandeiras de cartão de crédito, mas o desenvolvimento é realizado com os bancos usados pelo cliente e sem restrição de quantidade.

Lembrando que nos pagamentos por boleto, possuímos 2 modalidades disponíveis: remessa por arquivo ou automática.  

Para registrar essa parcela/boleto no banco é gerada a remessa: 

  • Menu Remessa + Nome do banco, que deve ser realizado o filtro que vai exibir as parcelas, eles são marcadas e o boleto é exibido, nisso o sistema atribui o nosso número, logo em seguida o deve se clicar em “Gerar Remessa” onde o sistema cria um arquivo .txt que deve ser processado no internet banking. 

Esse procedimento pode ser automatizado. Neste caso, o menu não existe e, ao visualizar o boleto pela Ficha Financeira Operacional, nos processos de inscrição ou até no envio de lembretes por email, o sistema comunica com o banco e envia os dados de registro. 

  • A baixa – pelo menu: Baixa Automática é selecionado o banco e a conta bancária. Um campo para fazer o Upload de um arquivo .txt extraído no internet banking com os dados de baixa se torna disponível. Esse processamento ainda não pode ser automatizado, ou seja, na remessa por arquivo ou na automática o processo de baixa continua sendo o mesmo. 

No caso dos pagamentos via cartão de crédito:

  • A integração é feita de acordo com a operadora de cartão. Em alguns casos, direcionamos para uma URL da operadora para pagamento e eles nos retornam os dados de pagamento ou falha. 

Em outros casos, o formulário é desenvolvido por nós e enviamos os dados de pagamento ou falha para a operadora.