PARA QUEM QUER CRIAR E CORRIGIR PROVAS

FAQ

Como cadastrar alunos?

Para cadastrar novos alunos, basta o usuário acessar a aba “Alunos” no menu lateral esquerdo da plataforma web ou no aplicativo e clicar no botão “Novo Aluno”.
Agora só nomeá-lo e o colocar em uma turma já criada.

Como importar alunos?

A importação dos alunos é possível somente na plataforma Web. O usuário poderá baixar o exemplo de planilha fornecido pelo sistema e preencher com seus dados assim, poderá importar diretamente em suas turmas.

Para importar, siga os passos abaixo:

  • Acesse o menu Alunos
  • Clique no botão + no canto direito inferior da tela

  • Escolha a opção Importar Alunos.

O Prova Fácil aconselha que o usuário importe os dados diretamente em sua turma correspondente já cadastrada no sistema.

Como cadastrar turmas?

Para cadastrar novas turmas, basta o usuário acessar aba “Turmas” e clicar no botão “Nova Turma”. Agora só nomeá-la. Outra opção é buscar os alunos já cadastrados anteriormente.

Como exportar estatísticas?

É possível realizar a exportação em arquivos CSV.

Para exportar estatísticas, o usuário do sistema IOS deverá seguir os passos abaixo:

  • Acesse o menu Provas

  • Selecione a prova desejada,

  • Clique no Menu Estatísticas e

  • Acione a função exportar. Será solicitado o e-mail que deseja exportar o relatório.

 

Caso seu aplicativo esteja instalado em um Android, siga os passos abaixo:

 

  • No menu Provas

  • Clique sobre a prova desejada

  • Clique nos . . . (três pontinhos) no canto da tela

 

  • Clique em Exportar

 

  • Selecione CSV

 

  • Digite o e-mail que quer enviar

 

  • Envie.

Posso mudar o layout do gabarito?

Os assinantes podem inserir a logo que desejarem no modelo padrão de gabarito. Para isso, é necessário acessar a plataforma web, clicar sobre o nome do usuário no canto superior direito e clicar em “Configurações”.

Além disso, também é possível adequar o gabarito à diferentes formatos de folha (A5, por exemplo) com o objetivo de gerar economia na impressão de folhas.

Como faço para corrigir a prova com o celular e/ou tablet?

Para corrigir qualquer prova, o usuário deverá acessar o menu “ Provas ” e seguir os passos abaixo:

  • Entre em “Nova Prova”

 

  • Clique em “Editar Gabarito”

 

  • Preencha toda a folha de respostas com as alternativas corretas

 

  • Comece a escanear as provas

Se eu apagar o app ou trocar de aparelho, vou perder minhas imagens de prova?

Enquanto assinante, as suas imagens de provas ficam armazenadas no nosso sistema e podem ser recuperadas a qualquer momento. Caso haja o cancelamento da assinatura, as imagens são retidas por cinco dias e podem ser solicitadas a qualquer momento. Depois deste prazo, elas são indisponibilizadas.

Meu celular não consegue corrigir minhas provas. O que aconteceu?

Para digitalizar e corrigir as provas, o gabarito respondido precisa estar em um local plano para que a câmera consiga focalizar as marcações (quadrinhos pretos nas extremidades). As marcações precisam estar bem alinhadas aos quadros visíveis no aplicativo.

Caso o seu aparelho não consiga acessar a câmera, é preciso conceder permissão de acesso da câmera do seu celular ao aplicativo “Prova fácil” acesse por favor o menu “Configurações” ou “Ajustes” do seu aparelho:

Ajustes->Aplicativos-> Prova Facil->Habilitar Câmera no Prova Fácil.

Posso atribuir peso às questões?

Não. Todas as questões do “Prova Fácil” possuem a mesmo peso no gabarito final. As questões certas terão o valor 1 e as erradas terão o valor 0.

Onde posso comprar a assinatura?

A assinatura de qualquer plano do Prova Fácil é feita exclusivamente através do site: 
www.provafacilnaweb.com.br/planos.

Quais os planos disponíveis?

O Prova Fácil oferece os quatro planos abaixo para os seus usuários. Além disso, em todos eles, é possível adquirir créditos avulsos para as correções.

 

  • O Plano Gratuito dá direito a 100 correções/mês e a 1 usuário, além de correção automática de provas, banco de questões na web, criação de turmas, exercícios online, estatísticas de correção, diagramação automática das provas, sincronização com a web, ordenação das questões de acordo com o conteúdo pedagógico.

  • O Plano Professor Semestral dá direito a 3.000 correções/semestre e a 1 usuário, além de correção automática de provas, banco de questões na web, exercícios online, criação de turmas, estatísticas de correção, diagramação automática das provas, sincronização com a web, ordenação
    das questões de acordo com o conteúdo pedagógico.

  • O Plano Anual dá direito a 6.000 correções/ano e a 1 usuário, além de correção automática de provas, banco de questões na web, exercícios online, criação de turmas, estatísticas de correção, diagramação automática das provas, sincronização com a web, ordenação
    das questões de acordo com o conteúdo pedagógico, armazenamento de imagens e correção.

Os planos listados no site não me atendem, tem outras opções?

O Prova Fácil disponibiliza apenas os modelos de planos listados no site. Para clientes que apresentam demandas diferenciadas, nós oferecemos soluções em outros produtos ofertados pela empresa. Para tal, entre em contato com comercial@sistemasmart.com.br .

Acessei o app, mas não consigo corrigir provas, como faço?

Caso o seu problema seja no escaneamento das provas, o gabarito respondido precisa estar em um local plano para que a câmera consiga focalizar as marcações (quadrinhos pretos nas extremidades). As marcações precisam estar bem alinhadas aos quadros visíveis no aplicativo. Se o seu problema for o acesso a câmera, é preciso conceder permissão de acesso da câmera do seu celular ao aplicativo “Prova fácil”. Para isso, acesse o menu “Configurações” ou “Ajustes” do seu aparelho e siga o passoa-passo:

Ajustes->Aplicativos-> Prova Fácil->Habilitar Câmera no Prova Fácil.