Browser travado: conheça mais uma das funcionalidades do Prova Fácil Soluções!

2 de outubro de 2018
browser travado

Com o crescimento exponencial do EAD ou mesmo da adoção do ensino híbrido por diversas instituições, vemos crescer também as demandas por segurança, sobretudo no momento de aplicação das avaliações. Neste sentido, o Prova Fácil sai na frente oferecendo a funcionalidade de Browser Travado.

O Safe Exam Browser é um navegador já existente no mercado e que permite a aplicação de prova online, de forma controlada, impedindo o acesso a recursos não autorizados e que os alunos naveguem na internet durante sua realização.

Uma vez configurado, os alunos ficam impossibilitados de acessar qualquer recurso do computador enquanto estiverem realizando o exame. Assim, quando a prova é iniciada, o navegador entra em modo tela cheia – sem elementos de navegação – e não pode ser fechado até a conclusão e entrega da mesma.

Benefícios de optar pelo Safe Browser

Economia de tempo

Geralmente, as instituições de ensino que realizam aplicação de provas online optam por solicitar a equipe de T.I. o bloqueio, através de um firewall, dos navegadores em determinadas salas de informática visando inibir as colas dos alunos. Esta é uma solução viável, porém demanda tempo e esforço para o bloqueio e, posteriormente, o desbloqueio para uso regular. O uso do Safe Browser elimina a necessidade desse processo.

Segurança

O navegador torna inviável a possibilidade de colas. Veja as funções que ele desabilita:

  • Navegação para outro sites;
  • Acesso a outros programas e aplicações;
  • Teclas de atalho, como Win, Ctrl + Alt + Del, Alt + F4, F1, Ctrl + C, Ctrl + V e printscreen.

Como posso usar o Safe Browser na minha instituição?

O browser travado é uma das funcionalidades do nosso sistema e não necessita customização. Assim, é preciso apenas que a instituição entre em contato com o time de Suporte do Prova Fácil e peça ajuda para a instalação e configuração do navegador.