fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tecnologia da informação

Como Mapear a Dificuldade de Aprendizado do Aluno com a Tecnologia?

A dificuldade de aprendizado do aluno pode ser identificada de forma mais fácil por meio do uso de tecnologias de avaliação que tragam relatórios de desempenho específicos sobre ele e sobre a sua sua turma.

O que é o relatório de desempenho

O relatório de desempenho é uma base de dados que reúne um conjunto de informações sobre o comportamento do aluno em relação a atividades avaliativas a que foi exposto – sejam elas testes simulados ou provas necessárias para que possa avançar num ciclo escolar ou universitário.

É possível, por exemplo, a existência de relatórios específicos sobre uma determinada disciplina, mapeando o desenvolvimento de um determinado aluno em relação a ementa de um curso, bem como um padrão de desempenho global no conjunto de disciplinas da sua instituição de ensino.

Do mesmo modo, a partir da soma dos relatórios de desempenho dos alunos de uma turma, é possível mapear o padrão do desempenho dos alunos de uma classe a determinada disciplina (como matemática) ou a um conjunto de disciplinas que dialogam (como física e matemática ou português, literatura e língua estrangeira).

Por que isso é importante para a gestão da sua instituição de ensino?

Dessa forma, os relatórios de desempenho podem ser eixos estruturadores da gestão da sua instituição de ensino, a partir do cruzamento de informações estatísticas que ele fornece.

No plano individual, permitem traçar um diagnóstico preciso dos potenciais e fragilidades de cada aluno – permitindo traçar estratégias específicas de intervenção, como reforço de conteúdo direcionado.

Num plano mais abrangente, os relatórios de ensino possibilitam medir o desempenho pedagógico da condução de cada disciplina durante um determinado período de tempo – bimestre, semestre, ano – possibilitando, por exemplo, a adoção de intervenções quando necessário.

A médio prazo, com adoção permanente de relatórios de desempenhos, é possível que a instituição de ensino, inclusive, trace projetos pedagógicos específicos para determinadas turmas a partir da análise de comportamentos prévios que elas tiveram em conjuntos de habilidades às quais se expuseram anteriormente.

Como é possível obter o relatório de desempenho?

É possível construir seu próprio relatório de desempenho a partir da compilação dos resultados de avaliação de todos os alunos da sua instituição de ensino num banco de dados.

Em outra frente, alguns sistemas online de aprendizagem, como o Geekie, fazem uso de ferramentas de inteligência artificial para mapear o comportamento do usuário no processo de realização de atividades de ensino, apontando para o gestor do sistema as dificuldades e facilidades do aluno.

E de forma bastante simples, prática e barata, o Sistema de Gestão de Provas e o aplicativo Prova Fácil permitem ter acesso a uma série de informações sobre o desempenho de alunos que fazem avaliações geradas a partir do sistema.

Veja como funciona

O funcionamento é simples. No sistema de Gestão de Provas é possível construir um banco de questões quantitativas das mais diversas áreas do conhecimento. A partir desse banco, você consegue criar provas que são diagramadas de forma prática e rápida dentro do próprio sistema. As provas são impressas com gabaritos com identificadores QR code, podendo ser corrigidas rapidamente com o uso de um tablet ou celular.

Cruze os dados de forma infinita

De posse das provas corrigidas, é possível ter acesso às informações de erro e acerto de cada questão pelo conjunto de alunos da turma que fez a avaliação – o que permite saber se determinado conceito foi bem assimilado por uma turma –, bem como pelos alunos individualmente.

E de posse dos dados de cada turma, é possível fazer uma infinidade de cruzamento de informações num curto, médio e longo prazo. À médio prazo, também é possível acompanhar o desempenho de cada aluno ao longo do ano e de sua passagem pela instituição.

Um caminho para melhoria na gestão

O mapeamento da dificuldade dos alunos promovido com o auxílio da tecnologia permite um salto de qualidade na gestão pedagógica da sua instituição de ensino de forma rápida e barata.

Sem falar na facilidade e no ganho de tempo para os professores na elaboração e correção das questões e na possibilidade de identificar se os problemas se encontram em um aluno, em uma turma ou na forma como a instituição de ensino tem trabalhado com o ensino de uma determinada disciplina.

Aposte na tecnologia

Diagnósticos por meio de sistemas eficazes e contínuos de de avaliação são a chave para a construção de modelos de gestão educacionais mais precisos e eficientes, bem para o acompanhamento individualizado adequado para cada aluno.

Se apropriar da tecnologia nesse processo é uma forma de tornar seu sistema de avaliação educacional mais seguro e prático.

E você? Já tem experiência com uso de relatório de desempenho no diagnóstico de dificuldade de aprendizado? Quer saber mais sobre este assunto? Veja como aumentamos em 30% a nota dos alunos da Escola Bem Mudar com avaliações regulares e relatórios:


Veja mais

Materiais

[Checklist] da Transformação Digital na Educação

Esse post é um trecho do Checklist da Transformação digital, um material que mostra como os setores – seja da Educação Básica ou Supeior – precisam se atentar se quiser adentrar…

Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS