fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tutoriais

Correção de questões discursivas: mais tecnologia ao processo avaliativo

Um dos benefícios das soluções Prova Fácil é, sem dúvida, a correção rápida e dinâmica que ele oferece. Além da leitura dos gabaritos via scanner, as instituições contam também com o recurso de correção online das questões discursivas.

Como é feito esse processo?

Primeiramente, o sistema oferece a possibilidade de vincular os usuários dos professores às suas respectivas turmas 一 isso evita que ele acesse, de forma equivocada, as turmas de outros colegas.

Logo após a leitura das provas, as questões discursivas ficam disponíveis, de forma online, para que os professores façam a correção.

No menu de correção, a plataforma exibe um panorama geral dos alunos que estiveram presentes, dos ausentes, as provas pendentes de auditoria e processamento, quantas questões precisam ser corrigidas e quantas já passaram por correção 一 o que auxilia os docentes a se organizarem melhor quanto ao tempo que investirão para corrigir todas as provas.

Formas de navegação do corretor

Fica a critério do professor optar por corrigir todas as questões de um aluno específico, ou optar por corrigir uma questão específica de todos os alunos, desta forma, ele define qual o seu melhor fluxo de correção.

Fluxo de correção

Durante a correção o professor vai atribuindo notas a cada questão, ao final, o próprio sistema calcula a nota das discursivas e também faz a somatória com o resultado das objetivas.

As questões corrigidas são exibidas em verde, as pendentes de correção em que o professor estiver posicionado aparecem na cor cinza, e as vermelhas são as questões pendentes de nota.

Ferramentas de correção

A plataforma disponibiliza também uma interface com várias ferramentas para auxiliar na correção e para fazer intervenções como se fosse no papel, tais como: marcador, campo de comentários e borracha, sinais gráficos de certo, meio certo, errado e seta. Já para a facilidade do professor, existem ferramentas de zoom, de brilho e de contraste.

Tudo isso para que o docente tenha a experiência próxima da manual, porém de maneira superior e tecnológica, e para que o aluno possa ter clareza de onde está errando, pois tem a chance de visualizar essa correção no relatório de nota, que é disponibilizado para ele.

Benefícios da correção de discursiva

A modalidade de discursiva tem por beneficiar a instituição que a utiliza, já que por meio dela é possível distinguir em quais conteúdos os alunos têm facilidades e dificuldades. Beneficia o professor, que ganha tempo nas correções, não precisa carregar provas e nem perde tempo com somatório de notas, visto que o próprio sistema se encarrega disso.

E não pense que por conta das várias funcionalidades que o sistema oferece, esse seja um processo difícil, muito pelo contrário! No primeiro acesso há um tutorial automático de uso para o professor, e que pode ser consultado posteriormente no campo de ajuda, além, claro, do suporte via chat e telefone que o Prova Fácil oferece.


Veja mais

Tecnologia da informação

Como fazer a gestão do seu EaD com o Prova Fácil?

A administração de qualquer instituição de ensino depende de dados. São eles que direcionam as próximas ações, sinalizam quais práticas pedagógicas são melhores e como a atuação deve ocorrer em…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?BNCC e as avaliações: como adaptar as rotinas?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS