• Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Tutoriais

Correção de questões discursivas: mais tecnologia ao processo avaliativo

Um dos benefícios das soluções Prova Fácil é, sem dúvida, a correção rápida e dinâmica que ele oferece. Além da leitura dos gabaritos via scanner, as instituições contam também com o recurso de correção online das questões discursivas.

Como é feito esse processo?

Primeiramente, o sistema oferece a possibilidade de vincular os usuários dos professores às suas respectivas turmas 一 isso evita que ele acesse, de forma equivocada, as turmas de outros colegas.

Logo após a leitura das provas, as questões discursivas ficam disponíveis, de forma online, para que os professores façam a correção.

No menu de correção, a plataforma exibe um panorama geral dos alunos que estiveram presentes, dos ausentes, as provas pendentes de auditoria e processamento, quantas questões precisam ser corrigidas e quantas já passaram por correção 一 o que auxilia os docentes a se organizarem melhor quanto ao tempo que investirão para corrigir todas as provas.

Formas de navegação do corretor

Fica a critério do professor optar por corrigir todas as questões de um aluno específico, ou optar por corrigir uma questão específica de todos os alunos, desta forma, ele define qual o seu melhor fluxo de correção.

Fluxo de correção

Durante a correção o professor vai atribuindo notas a cada questão, ao final, o próprio sistema calcula a nota das discursivas e também faz a somatória com o resultado das objetivas.

As questões corrigidas são exibidas em verde, as pendentes de correção em que o professor estiver posicionado aparecem na cor cinza, e as vermelhas são as questões pendentes de nota.

Ferramentas de correção

A plataforma disponibiliza também uma interface com várias ferramentas para auxiliar na correção e para fazer intervenções como se fosse no papel, tais como: marcador, campo de comentários e borracha, sinais gráficos de certo, meio certo, errado e seta. Já para a facilidade do professor, existem ferramentas de zoom, de brilho e de contraste.

Tudo isso para que o docente tenha a experiência próxima da manual, porém de maneira superior e tecnológica, e para que o aluno possa ter clareza de onde está errando, pois tem a chance de visualizar essa correção no relatório de nota, que é disponibilizado para ele.

Benefícios da correção de discursiva

A modalidade de discursiva tem por beneficiar a instituição que a utiliza, já que por meio dela é possível distinguir em quais conteúdos os alunos têm facilidades e dificuldades. Beneficia o professor, que ganha tempo nas correções, não precisa carregar provas e nem perde tempo com somatório de notas, visto que o próprio sistema se encarrega disso.

E não pense que por conta das várias funcionalidades que o sistema oferece, esse seja um processo difícil, muito pelo contrário! No primeiro acesso há um tutorial automático de uso para o professor, e que pode ser consultado posteriormente no campo de ajuda, além, claro, do suporte via chat e telefone que o Prova Fácil oferece.


Veja mais

Posts
16 de janeiro de 2019

Como promover a transformação digital no EaD através dos dados?

Ingressar na transformação digital significa alterar os modelos de negócio tradicionais para atender às demandas dos consumidores por meio de dados e tecnologia. Essa definição é válida para qualquer segmento…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Como seu candidato pretende melhorar a educação brasileira?Antes e depois: quem é o professor moderno da educação 3.0?[GUIA] 32 ferramentas gratuitas valiosas para avaliações onlineComo nossos clientes adotam o Prova Fácil Avaliações para o EADVeja como economizar recursos usando o Prova FácilComo levar o Prova Fácil para sua instituição?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS