Correção de Redação por Inteligência Artificial: Como funciona?

19 de novembro de 2021
Correção de Redação por Inteligência Artificial

O futuro pede por uma educação cada vez mais humana. Porém, por mais que pareça contraditório, uma educação humanizada está diretamente ligada à necessidade de usarmos a tecnologia para resolver tarefas mecânicas. Uma dessas tarefas é a Correção de Redação por Inteligência Artificial.

Tablets e computadores, que quando surgiram foram considerados “inimigos” da educação por disputarem a atenção das crianças e jovens com os livros, hoje são ferramentas auxiliares consolidadas no processo educacional.

Elas são usadas para promover o engajamento, dar mais agilidade às aulas, facilitar a rotina dos docentes e aprimorar as habilidades dos alunos, sem a necessidade de abandonar os livros e cadernos. 

Da mesma forma, novas tecnologias que farão parte do futuro da educação surgem todos os dias. E cabe a nós olhar para elas sem preconceitos e buscar entender como podemos usá-las para transformar o processo pedagógico em algo cada vez mais moderno – e humano.

Afinal, o que é Inteligência Artificial? 

Segundo o CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), o termo Inteligência Artificial pode ser definido como “sistemas de computador capazes de realizar tarefas que requerem conhecimento humano”.

Isso pode ser obtido através de um processo conhecido como machine learning (ou aprendizado de máquina), onde um sistema aprende a reconhecer padrões que o levarão até uma tomada de decisão.

Como a IA pode auxiliar na educação?

Quando falamos sobre Inteligência Artificial na área da educação, o tema vem cercado de mitos. 

Não se trata de substituir os professores por robôs ou de transformar o processo educacional em uma ciência exata, mas sim de usar os avanços tecnológicos para auxiliar professores e alunos no processo pedagógico.

Alguns dos benefícios observados em instituições que adotaram IA no seu dia a dia são:

  • a personalização do ensino, através da possibilidade dos professores analisarem o desempenho de cada aluno mais detalhadamente, podendo traçar estratégias específicas para cada um deles.
  • a possibilidade de inovação, através de conceitos como a gamificação, que tem um potencial imenso de atrair a atenção dos alunos.
  • a utilização de ferramentas que facilitem o aprendizado, por exemplo, através de plataformas que ajudem no processo de leitura e escrita dos estudantes.
  • a melhoria da gestão pedagógica, que terá acesso a dados mais exatos sobre a eficácia dos métodos empregados.
  • a otimização do tempo dos professores, que podem dedicar menos tempo da sua rotina em atividades mecânicas, como por exemplo, a correção de provas, atividades e redações.

correcao de redacao por inteligencia artificial

Como funciona a correção de redação por Inteligência Artificial?

Pode ser difícil para muitas pessoas compreenderem como é possível ocorrer uma correção de redação por Inteligência Artificial, tendo em vista que uma boa análise textual requer habilidades intrinsecamente humanas, como interpretação de texto, por exemplo.

Trata-se de um sistema diferente da correção automática de provas, onde o computador conhece a resposta correta, que era previamente fornecida pelo professor: no caso das questões alternativas, através de um gabarito, e das dissertativas, através da folha de respostas.

Mas, como fazer no caso de uma redação, onde não existe uma única resposta “certa” e onde uma série de fatores complexos e subjetivos precisam ser levados em conta? 

 

Critérios

Para começarmos a entender este processo, precisamos perceber que mesmo não havendo uma única resposta correta em uma redação, existe um conjunto de regras que devem ser respeitadas.

Essas regras vão desde conceitos básicos da Linguística, como a gramática normativa, coesão, coerência, e estrutura textual. Até chegar em análises do conteúdo textual, como fuga do tema e plágio.

A habilidade de identificar todos estes aspectos é ensinada para a Inteligência Artificial através da inteligência humana. Ou seja, é o próprio professor que dirá ao sistema a que ele deve se atentar na hora da correção.

O professor também poderá monitorar todo o processo e corrigir possíveis erros, até que a IA esteja calibrada e pronta para executar o trabalho sozinha.

Principais benefícios correção de redação por Inteligência Artificial

Os benefícios da correção de redação por inteligência artificial são inúmeros e podem mudar a rotina de professores, alunos e da instituição como um todo.Entre os mais notáveis, está a possibilidade dos professores dedicarem mais tempo a outras atividades.

Segundo pesquisa feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), as correções ocupam cerca de 22% do tempo dos professores.

Se este tempo for economizado, ele pode ser gasto em atividades essenciais, como por exemplo, a preparação de aulas mais elaboradas. Isso pode ajudar a elevar consideravelmente a qualidade do ensino, tornando-o, inclusive, mais humano.

Mas esta não é a única vantagem: a correção de redação por inteligência artificial também fornece dados para que a instituição identifique os pontos fracos nos seus métodos e aprimore suas estratégias de ensino.

Além disso, a agilidade de correções automáticas permite que os alunos recebam um feedback mais rápido, obtendo uma noção melhor do próprio desempenho. Sem contar que ele diminui em 90% a necessidade de reavaliação de notas.

correcao de redacao por inteligencia artificial

Essa tecnologia está mais próxima do que você imagina!

Todos esses benefícios se encontram a apenas um clique de distância, graças a nova solução oferecida pela Prova Fácil!

Agora, além de referência em correção de provas, o Prova Fácil também oferece suporte para a correção de redações, utilizando o que há de mais moderno em IA. Desta forma, um processo que antes era mecânico e levava horas, tornou-se digital e não dura mais do que poucos segundos.

Quer saber mais? Entre em nosso site, fale com um consultor e leve o modelo mais moderno de correção de redações para a sua instituição!

Corrija as redações da sua Instituição em poucos segundos utilizando a solução da Prova Fácil