fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
ISTE

Antes e depois: quem é o professor moderno da educação 3.0?

Não faz muito tempo que pensar a sala de aula era pensar em cadeiras enfileiradas com um professor à frente e os alunos menos engajados atrás. A imagem pode até mesmo ser selada com uma maçã em cima da mesa e um quadro sujo de giz. Quando perguntados sobre onde adquiriram conhecimentos, era nessa imagem que os jovens encontravam suas respostas.

O mundo já deu muitas voltas ao redor do sol de 1.900 para cá e mudou ainda mais rápido na última década, mas é ainda uma imagem muito próxima a essa que encontramos na maioria das salas de aula ao redor do mundo. Por outro lado, quando perguntamos aos jovens onde é que eles adquirem conhecimento hoje, a resposta não é mais a sala de aula mas, sim, a internet.

Se o aluno já entra em sala de aula conhecendo o assunto e se sua fonte de aprendizagem não é mais a sala de aula, algo se transforma com a figura do professor.

Sabendo disso, separamos as principais competências necessárias para essa mudança.

O professor deve trabalhar a partir da compreensão do tema que o aluno já tem. Como?

  • Inquirir e criar tarefas e condições para que o aluno demonstre o pensamento que já tem sobre o tema
  • Aplicar avaliações formativas para visibilizar o pensamento aos proprio alunos e seus colegas
  • Trabalhar as ideias preconcebidas para que os estudantes possam elaborá-las, contestá-las e, quando necessário, substituí-las.

Os professores devem ensinar assuntos em profundidade, utilizando exemplos para demonstrar o conceito em ação. Como?

  • Escolher uma área temática para aprofundamento e detalhamento
  • Aplicar avaliações que testem o conhecimento profundo – requer atenção com avaliações objetivas, por exemplo.

Estratégias metacognitivas devem ser integradas ao currículo em diversas áreas temáticas

  • Lembrando que metacognição é a habilidade de uma pessoa prever o próprio desempenho em diversas tarefas
  • Aplicar práticas que focalizem a criação de sentido, autoavaliação e reflexão sobre o que funciona e o que precisa ser melhorado

Lembrando que sempre é possível contar com o apoio da tecnologia para aplicar os novos conceitos da Educação 3.0.


Veja mais

Vida de professor

10 dicas para economizar tempo com a correção de prova

Como você faz a correção de provas? Muitos professores respondem essa pergunta dizendo que aplicam as avaliações, pegam a caneta vermelha e fazem a verificação manual. Se esse é seu…

Tecnologia da informação

O que é correção automática de provas?

Como você faz a avaliação dos estudantes da sua instituição de ensino? Qualquer que seja ela, as notas são a base desse processo. Apesar de fatores subjetivos — como os…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!Como elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?Como criar um banco de questões inteligente?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?O que é banco de questões inteligente e tudo o que ele pode fazer?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS

ASSUNTOS