fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
ISTE

Antes e depois: quem é o professor moderno da educação 3.0?

Não faz muito tempo que pensar a sala de aula era pensar em cadeiras enfileiradas com um professor à frente e os alunos menos engajados atrás. A imagem pode até mesmo ser selada com uma maçã em cima da mesa e um quadro sujo de giz. Quando perguntados sobre onde adquiriram conhecimentos, era nessa imagem que os jovens encontravam suas respostas.

O mundo já deu muitas voltas ao redor do sol de 1.900 para cá e mudou ainda mais rápido na última década, mas é ainda uma imagem muito próxima a essa que encontramos na maioria das salas de aula ao redor do mundo. Por outro lado, quando perguntamos aos jovens onde é que eles adquirem conhecimento hoje, a resposta não é mais a sala de aula mas, sim, a internet.

Se o aluno já entra em sala de aula conhecendo o assunto e se sua fonte de aprendizagem não é mais a sala de aula, algo se transforma com a figura do professor.

Sabendo disso, separamos as principais competências necessárias para essa mudança.

O professor deve trabalhar a partir da compreensão do tema que o aluno já tem. Como?

  • Inquirir e criar tarefas e condições para que o aluno demonstre o pensamento que já tem sobre o tema
  • Aplicar avaliações formativas para visibilizar o pensamento aos proprio alunos e seus colegas
  • Trabalhar as ideias preconcebidas para que os estudantes possam elaborá-las, contestá-las e, quando necessário, substituí-las.

Os professores devem ensinar assuntos em profundidade, utilizando exemplos para demonstrar o conceito em ação. Como?

  • Escolher uma área temática para aprofundamento e detalhamento
  • Aplicar avaliações que testem o conhecimento profundo – requer atenção com avaliações objetivas, por exemplo.

Estratégias metacognitivas devem ser integradas ao currículo em diversas áreas temáticas

  • Lembrando que metacognição é a habilidade de uma pessoa prever o próprio desempenho em diversas tarefas
  • Aplicar práticas que focalizem a criação de sentido, autoavaliação e reflexão sobre o que funciona e o que precisa ser melhorado

Lembrando que sempre é possível contar com o apoio da tecnologia para aplicar os novos conceitos da Educação 3.0.


Veja mais

Materiais

[Checklist] da Transformação Digital na Educação

Esse post é um trecho do Checklist da Transformação digital, um material que mostra como os setores – seja da Educação Básica ou Supeior – precisam se atentar se quiser adentrar…

Materiais

[Infográfico] História das avaliações: de onde surgiram?

Esse post é um trecho do Infográfico História das Avaliações, um material que mostra um apanhado histórico das avaliações no Brasil e no mundo até a atualidade, bem como sua importância…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

Conheça quais são os tipos de avaliação de aprendizagemComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo criar um banco de questões inteligente?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!O que é correção automática de provas?

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS