Gestão de provas de concurso: como a tecnologia pode te ajudar

1 de dezembro de 2021
Gestão de provas de concurso

Para que um processo seletivo tenha um bom desempenho é necessário investir em soluções que favoreçam uma gestão de provas de concurso eficiente.
Ofertar concursos requer uma preparação dos organizadores desde a preparação do certame até a divulgação dos resultados. Por isso, é muito importante saber fazer uma boa gestão de provas de concursos.

Assim, visando vencer licitações de editais públicos e privados, as empresas de concursos precisam escolher as ferramentas certas a fim de obter um processo eficiente e proveitoso.

No artigo de hoje nós vamos explicar como a tecnologia pode ajudar nessa situação e, em especial, falaremos da relevância de um sistema de gestão de provas nesse contexto. Acompanhe a leitura!  

O que é um sistema de gestão de provas?

Um sistema de gestão de provas é um tipo de software que tem a capacidade de facilitar e otimizar as avaliações de uma instituição, neste caso especializada em provas de concurso.

Através dessa tecnologia, a organização garante diversas vantagens, como o entendimento do desempenho dos avaliados e a trajetória de aprendizado do público abordado, por exemplo.

De modo geral, um dos principais objetivos de um sistema de gestão de provas é descomplicar as avaliações até então tidas como “adequadas”, o que garante um conhecimento aprofundado dos alunos/candidatos.

Como o mercado de concursos públicos se adaptou à pandemia? 

Em se tratando do mercado de concursos públicos, a gestão de concurso teve seus altos e baixos, ficando mais de um ano sem realização de provas, devido não contarem com ferramentas seguras para oferecimento das seleções. 

Inclusive, a validade dos resultados também foi suspensa, pelo menos até 31 de dezembro de 2021. 

Sobre a sistemática da aplicação em si, até antes da pandemia esse processo era realizado de forma impressa, reservando as empresas organizadores da gestão de concurso a locação de salas, confecção, aplicação e correção dos exames e a divulgação de resultados.

Depois de bom tempo, veio a retomada dos certames no segmento estadual, federal e municipal, onde as empresas que prestam esse tipo de serviço viram que os processos podiam ser feitos com o auxílio dos meios tecnológicos.

Diante disso, os editais de licitação começaram procurar por instituições que oferecessem uma gestão de provas de concurso adaptada à realidade atual, ou seja, mantendo a segurança dos candidatos ao mesmo tempo que fosse cumprido a seleção.

Gestão de provas de concurso

Quais recursos devo priorizar na gestão de provas de concurso?

Uma gestão de provas de concurso atual precisa ter alguns recursos para diferenciar a empresa organizadora dos certames, possibilitando assim o alcance de mais clientes.

Dessa maneira, é necessário que essas empresas estejam preparadas para as demandas do “novo normal”. 

No entanto, como elas não têm tempo nem recursos para desenvolver esse software, o ideal é contratar com um sistema de gestão terceirizado que cuide dessa parte do processo. 

Conheça a seguir algumas funcionalidades desse utensílio tecnológico.

ofertar concursos online

Gestão centralizada e completa

Todas as etapas do concurso são garantidas graças a gestão centralizada e completa ofertada pela ferramenta, incluindo etapas iniciais como hospedagem e implantação até fases mais específicas como atualização de questões, suporte, manutenção e demais exigências da empresa solicitante.

Acompanhamento em tempo real

O acompanhamento em tempo real permite um monitoramento exato do momento da avaliação, como uma espécie de “sala virtual”, na qual os avaliadores podem verificar os candidatos presentes e faltosos nas provas de concurso, bem como aqueles que terminaram e os que ainda faltam concluir.

Outro ponto se refere a geração das respostas dos avaliados pelo sistema, ao vivo, possibilitando que o candidato retome a prova após ter uma falha de energia no ambiente.

Banco de questões

Não é necessário passar dias montando provas e procurando questões, dado que o sistema gerador de provas contém um banco de questões atualizado e baseado em fontes confiáveis.

Logo, basta definir os conteúdos do concurso e mandar ver na seleção das melhores perguntas, sejam elas objetivas ou subjetivas.

Correção automática de questões

A correção de provas no modelo manual é bastante cansativa e tediosa, sem falar que a repetição pode provocar erros na tarefa. Porém, com a correção automática de questões, o sistema gerador de provas segue o gabarito oficial pré-cadastrado no sistema e confere automaticamente as respostas de cada respondente.

Com isso, aquela correria em organizar os resultados é substituída por uma espera de poucos segundos e o melhor, tudo de modo seguro.

Ferramentas anticola

Essas estão entre as principais vantagens do software, sendo um ponto imprescindível na lisura do processo, já que coíbe as tentativas de cola durante o tempo do exame. Entre as ferramentas anticola, temos:

    • Reconhecimento facial: utilizado em vestibulares, o reconhecimento facial funciona de modo que somente o inscrito realize sua prova, evitando fraudes e demais situações indesejadas.
    • Proctoring: por meio dele, é possível visualizar se o candidato está fazendo alguma atividade suspeita, como conversar com outra pessoa durante a prova ou pegar no celular, por exemplo. Assim, os examinadores podem impedir esse tipo de ação a tempo. 
    • Browser travado: esse mecanismo bloqueia a abertura de outras abas no navegador do candidato, impedindo que ele acesse outros sites senão o da prova. Além disso, o respondente só poderá encerrar a avaliação após terminar todas as questões.

Geração de relatórios

Com a geração de relatórios personalizados, pode-se ter acesso aos principais dados do certame. Nesse contexto, informações como índice de acertos e erros são bons exemplos de estatísticas levantadas pelo programa. 

O Prova Fácil é a solução ideal para a Gestão de provas de concurso

Como vimos, a pandemia incrementou o crescimento da tecnologia como meio de ofertar as seleções, algo que levou as empresas a reverem como andava a gestão de provas do concurso.

Se antes o papel e a caneta tinham destaque, hoje a internet possibilita a realização das provas de maneira digital, com praticidade e segurança dos candidatos.

Então, essa tendência abre caminhos para novas oportunidades de negócio, o que requer a contratação de um sistema de gestão de provas moderno e completo como o Prova Fácil. 

Fale com nossos especialistas. Nossa solução é perfeita para assegurar o sucesso de todas as etapas do processo de seleção ou concurso, pois nós temos os melhores recursos do mercado educacional! 

Quer saber ainda mais? Clique no Banner abaixo e baixe nosso mapa de recursos para se ofertar concursos online.

ofertar concursos online