5 imprevistos na educação (e como podemos te ajudar!)

7 de fevereiro de 2022
imprevistos-na-educacao

Nem sempre tudo sai como planejado. Por isso, é preciso saber se reprogramar para lidar com os imprevistos na educação, de forma a oferecer uma experiência proveitosa ao aluno.

A educação é uma área que está relacionada com a nossa realidade no dia a dia, daí a importância de valorizá-la, já que ela faz parte de muitos momentos de nossa existência. 

E no momento atual, onde ainda estamos na pandemia, podemos refletir sobre os imprevistos na educação causados por esse problema sanitário.

Afinal, muitas instituições de educação superior sofreram (e sofrem) com a falta de preparação para as aulas online e/ou híbridas; ao mesmo tempo, questões mais antigas volta e meia retornam como problemas não resolvidas, tornando a rotina em sala de aula complicada.

Por isso, selecionamos 5 principais imprevistos na educação e como resolvê-los. Acompanhe a leitura e saiba tudo!

Importante: Tenha sempre no seu radar que imprevistos na educação podem acontecer

Embora seja algo desafiador, os imprevistos em sala de aula são algo comum, já que nem sempre o que foi planejado pelo professor se ajusta à realidade da classe. 

Assim, cabe ao educador estar preparado com o famoso “plano B”, de modo que esses fatos sejam sanados antes do previsto.
O ideal, portanto, é ter jogo de cintura e criar alternativas que solucionem os possíveis contratempos, antes que eles dominem o andamento da aula.

5 Imprevistos na educação e como resolvê-los

imprevistos na educação

Veja 5 situações onde podem acontecer falhas de percurso, seguido de nossas super dicas para você, gestor e/ou educador, resolver com maestria esses casos.

1. Mudança de cenário

Devido a pandemia, as instituições de educação presencial tiveram que se adaptar para as aulas híbridas, ou seja, onde uma parte é feita pelo ensino online, enquanto a outra é realizada presencialmente.
O problema foi que a maioria delas não tinha os subsídios essenciais para esse formato de ensino.

Como resolver?

O ensino híbrido precisa então de uma solução que ofereça todo o suporte e tecnologia para continuação das aulas e avaliações na modalidade semipresencial.
Então, a Prova Fácil pode dar esse start, auxiliando nessa continuidade, mesmo nas IES que não estejam adaptadas.

2. Perda de Provas

Imagine lidar com as provas de uma classe inteira? E de duas? E quem trabalha com mais de uma disciplina? Enfim, ser responsável por centenas de avaliações representa uma responsabilidade e tanto, já que quando se fala em arquivos físicos a chance de perda é bem maior.

Como resolver?

Por outro lado, hoje em dia já é possível ter todo o processo avaliativo virtualmente, através do arquivamento e disposição das provas em arquivos em nuvem, que podem ser acessados de qualquer lugar ou dispositivo com acesso a internet.
A Prova Fácil conta com essa facilidade.

3. Falta de tempo e criatividade na formulação de questões

Com a correria do dia, não é de se estranhar que falte criatividade para elaborar questões ricas e que contemplem o conteúdo abordado nas aulas.
Apesar do esforço do educador, muitos deles não conseguem pôr no papel as questões que realmente farão a diferença na aprendizagem dos discentes.

Como resolver?

Nesse sentido, a solução perfeita é um banco de questões, uma ferramenta que ajuda o educador a montar provas atualizadas e conforme a realidade do aluno.
Com esse recurso, você pode escolher entre milhares de perguntas, objetivas e subjetivas, tudo pensado para uma melhor aquisição do saber pelo aluno. 

4. Aumento da incidência de colas na hora de avaliar

De fato, seja na escola ou universidade, a cola é um problema corriqueiro desses espaços formativos. Nem sempre há uma diretriz padrão de como punir esses alunos, o que colabora na incidência de fraudes na realização dos testes. 

Como resolver?

A boa notícia é que existem alguns mecanismos anti-cola (vale ressaltar que a Prova Fácil é equipada com todos eles), como o proctoring, que monitora o aluno na realização de exames online e o browser travado, que impede a saída da página da avaliação. 

Isso sem falar da randomização de questões, um sistema que cria provas diferentes para um grupo de alunos.

5. Alunos não comparecerem em dia de avaliações

Independente se o estudante está fazendo diferentes vestibulares (em IES diversas) ou se ele já está no mercado de trabalho e em busca de entrar na academia, pode acontecer deles perderem o prazo das provas e não comparecerem no dia das avaliações.
O mesmo acontece para as provas regulares de quem já ingressou no curso superior.

Como resolver?

Para esse imprevisto, a instituição pode utilizar o sistema de avaliação agendada, tanto para o vestibular como para as avaliações normais.
Desse modo, a faculdade garante maior assiduidade aos estudantes, que podem fazer os exames nos dias e horários que melhor se ajustarem a sua rotina.  

Conte com a Prova Fácil nessas e em outras situações!

Como acompanhamos no texto, imprevistos na educação são bem comuns e isso é completamente normal. O problema acontece quando eles viram rotina e o gestor e/ou professor continua aplicando soluções momentâneas, que resolvem a situação por pouco tempo. 

Assim, é importante reforçar que a educação é uma ciência colaborativa, ou seja, depende da união de diversas pessoas para dar certo.
Logo, cabe aos gestores, coordenadores, educadores e todo corpo escolar se unirem em prol da instituição, sabendo distinguir cada qual sua função, de modo a exercê-la com eficiência.

Para completar, não podemos esquecer dos recursos tecnológicos, primordiais para qualquer IES que almeja o sucesso.
A tecnologia ajuda a organização escolar a ganhar produtividade, assertividade, auxilia na tomada de decisões e fornece feedbacks constantes sobre o que precisa ser melhorado.

Assim é a Prova Fácil, um software que cuida da captação de alunos, seleção, simulados, e o melhor: tem as soluções para os imprevistos citados no decorrer desse artigo (e muitos outras)! 

Não perca tempo e eleve agora mesmo a sua universidade a outro patamar com a Prova Fácil!