Processo seletivo da pós-graduação: veja como a tecnologia pode ser aplicada para otimizar os resultados

Sumário

Assim como no ensino básico, a tecnologia também pode ajudar na seleção de alunos para os cursos de pós-graduação.

Cada vez mais cresce o número de estudantes em busca de um processo seletivo de pós-graduação, um grau de estudo realizado por diplomados de cursos superiores, que é visto como uma oportunidade dos graduados aperfeiçoarem seus conhecimentos e se destacarem na profissão.

E engana-se quem pensa que apenas o velho método de preenchimento de vagas é suficiente para atender a demanda atual de seleção de alunos. Ainda mais agora, devido a pandemia de Covid-19, onde muitas universidades adotaram de vez o vestibular online, conforme mostra reportagem do Jornal O Globo.

Então, independente se o curso é uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado, as instituições devem inovar no quesito oferta, a começar pelo processo de seleção, que pode ser feito de forma segura e eficiente por meios tecnológicos.

Então, continue a leitura e saiba como sua IES pode utilizar a tecnologia para realizar um processo seletivo da pós-graduação dinâmico e que atende às exigências dos alunos modernos. Confira!

Pós-graduação lato sensu: o que é?

São os cursos especialização e MBA (Master Business Administration). Lato sensu vem de “em sentido amplo” e, de acordo com o MEC, são os programas de formação após a graduação com mais de 360h. Ao final, o concluinte recebe um certificado, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996 (LDB).

Geralmente, a lato sensu é procurada por graduados que buscam novas oportunidades no trabalho e também pelos egressos que desejam se tornar especialistas em áreas ligadas aos negócios e gestão. Nesse caso, o MBA costuma ser a opção preferida.

Pós-graduação stricto sensu: o que é?

Também seguindo a LDB, os cursos stricto sensu são o mestrado e doutorado, dois tipos de programas abertos aos alunos egressos de cursos de graduação. Assim como a pós-graduação lato sensu, sua oferta depende das normas da instituição de educação superior ofertante. 

Significa “em sentido limitado”, pois sua formação prepara os estudantes para seguir a carreira universitária, seja dando aulas ou atuando em pesquisas. No mestrado profissional o estudante se forma em prol das demandas do mercado de trabalho. Ao final do curso, o concluinte recebe um diploma e não um certificado. infografico-processo-seletivo-instituicao-de-ensino

Como a tecnologia pode me ajudar nessa seleção?

A realização de um processo seletivo de pós-graduação por meio de um sistema de avaliação online oportuniza diversas vantagens para os educadores e para a instituição de educação superior como um todo. Entenda como essa solução pode beneficiar sua IES.

Segurança nas avaliações

Por intermédio de tecnologias como reconhecimento facial e browser travado no processo de avaliação online, é possível fazer a prova com total segurança, já que ações fraudes e demais eventos similares são prevenidos, incluindo os ataques de malwares, uma vez que o sistema é criptografado a fim de evitar esse problema.

Além do mais, o acesso do aluno a outros sites, aplicativos e programas é bloqueado durante o momento de responder a prova, impedindo assim a famosa “cola”.

Por fim, não podemos esquecer de outro elemento de segurança, o Proctoring,  um mecanismo de monitoramento virtual que regula se o respondente está fazendo alguma atividade suspeita, como se ausentar do local, pedir ajuda a terceiros e/ou usar dispositivos eletrônicos visando burlar o exame.

Praticidade na correção

A correção de provas ganha agilidade e praticidade com o uso de um sistema de seleção. Primeiro, porque as questões objetivas são corrigidas automaticamente e as discursivas, caso existam, podem ser avaliadas mais rápido, em vista de que as respostas são lançadas na plataforma assim que o aluno termina a avaliação.

Dessa maneira, não é mais necessário se debruçar sobre centenas de folhas de papel, já que o resultado é apresentado de modo simples e prático no ambiente virtual.

Para completar, isso colabora para os estudantes terem resultados mais rápidos, o que possibilita que eles descubram os pontos que precisam melhorar da próxima vez.

Geração de dados e relatórios

Com a gestão completa do processo seletivo de pós-graduação, a IES administra a inscrição, candidatos e realiza a geração de provas em uma única plataforma. 

Esse software garante que os dados dos alunos sejam computados facilmente por meio de relatórios, facilitando a definição de estratégias para aplicação das provas, assim como nos resultados, onde é viabilizado o desempenho dos estudantes em cada área temática específica.  

Centralização do processo de diferentes unidades

A centralização do processo é de suma importância para garantir a uniformidade dos protocolos e regras da instituição de ensino. Mais que isso, ela assegura que todas as unidades/polos tenham o mesmo padrão de segurança, desde a inscrição até a correção das avaliações.  

Afinal, como um sistema de avaliações online atua no processo seletivo de pós-graduação?

processo-seletivo-otimizar resultados

Se a utilização de novas tecnologias já vinha em uma crescente bem antes da pandemia, depois da crise de saúde mundial é que elas tendem a fazer parte do cotidiano das universidade brasileiras, e no processo seletivo de pós-graduação não seria diferente.

Como visto, é muito provável que seleções para os programas de pós-graduação continuarão adotando recursos digitais na seleção, já que eles se mostraram eficazes durante esse período pandêmico. 

Um exemplo disso é a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que desde 2020 seleciona os alunos da pós-graduação através de provas online.

Embora a iniciativa tenha partido devido a impossibilidade de encontros presenciais, isso serve como experiência para futuras aplicações de seleções totalmente a distância, uma vez que o próprio MEC regulamenta os cursos de especialização, mestrado e doutorado na modalidade EAD.

infografico-processo-seletivo-instituicao-de-ensino

Se você é coordenador/gestor de processos seletivos de uma IES, saiba que com o Prova Fácil Processo de Seleção, o sucesso das provas está garantido. 

Nossa solução trabalha com os melhores métodos de segurança do mercado, o que garante a execução das avaliações e um resultado rápido e assertivo, sem contar que sua instituição aumenta a reputação por investir em métodos inovadores, que demonstram o interesse em oportunizar melhores experiências aos alunos.

Conheça o Prova Fácil Processo de Seleção

Compartilhe este conteúdo:

Posts relacionados:

Inscreva-se em nossa Newsletter

Toda semana dicas e conteúdos educativos da Prova Fácil para você!