Proctoring: sala de monitoramento virtual e o futuro dos processos avaliativos

30 de junho de 2021
monitoramento-proctoring-prova-facil

A sala de proctoring é mais uma tecnologia para garantir máxima segurança em avaliações e processos seletivos online.

Você sabe o que é proctoring? O termo pode ser uma novidade para você, mas a aplicação dessa tecnologia pode ser um verdadeiro divisor de águas para a segurança e a credibilidade das provas, processos seletivos e atividades online em sua instituição de ensino.

De acordo com a Grand View Research, o mercado global de tecnologia na educação foi avaliado em US$ 89,49 bilhões em 2020 e está estimado a apresentar uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 19,9% entre 2021 e 2028, o que o faria superar os US$ 380 bilhões em 2028.

Ainda que esse investimento se divida em várias frentes, certamente a segurança é uma delas. Afinal, um grande questionamento em relação às provas e processos seletivos online diz respeito à credibilidade, que tende a ser ainda maior com o proctoring.

Nos acompanhe na leitura para aprender mais sobre essa tecnologia e como ela tem tudo para trazer ainda mais segurança a esses processos.

A transformação digital e as avaliações

A migração digital foi muito acelerada pela pandemia. Se várias instituições de ensino ainda não se viam em um contexto tecnológico, trilhar este caminho foi necessário para acompanhar o movimento que estava acontecendo no cenário educacional por conta da pandemia.

Os processos tiveram que ser adaptados muito rapidamente, o que resultou em uma adaptação ainda com algumas arestas. Como diz a expressão popular, foi preciso trocar o pneu com o carro em movimento.

Agora, já na metade de 2021, é possível ter uma visão mais holística dessa migração digital e de como ela foi benéfica, fazendo as instituições economizarem alguns anos nessa adaptação para as novas tecnologias.

As avaliações foram outro ponto que demandou grandes adaptações. Afinal, enquanto vários educadores sentiam mais segurança com atividades realizadas presencialmente, a aplicação online passou a ser uma realidade.

Neste cenário, o sistema de gestão de provas se mostra como a melhor solução para as instituições de ensino, já que permite atingir um nível mais elevado de praticidade, comodidade, organização e, como não poderia deixar de ser, segurança, a qual só tem a crescer com o proctoring.

O que é proctoring?

O termo pode ser traduzido como inspeção ou monitoramento. Porém, a definição do dicionário de Cambridge explica exatamente o que o termo quer dizer:

“Ver pessoas fazendo um exame para verificar se elas não trapacearam.”

A tradução pode parecer um pouco “dura”, mas é exatamente esse o significado. A grande diferença é que o auto proctor leva esse conceito a um nível ainda mais especial.

Com o auto proctoring, o monitoramento virtual de provas é feito com auxílio de uma Inteligência Artificial (IA ou AI). Ela é capaz de detectar as imagens captadas pela webcam dos candidatos e identificar quando eles se envolvem em alguma atividade suspeita, como as seguintes:

  • Presença de outra pessoa no ambiente de prova;
  • Uso de dispositivos eletrônicos, como smartphones e tablets;
  • Candidato ausente do local de prova;
  • Atividades suspeitas em geral.

A IA utilizada para o monitoramento aprende através de milhares de imagens e se desenvolve a cada momento. Logo, a cada dia que passa, essa tecnologia se torna ainda mais confiável.

Quais são as vantagens do proctoring?

A adoção dessa tecnologia é capaz de trazer inúmeros benefícios às instituições de ensino, como os seguintes:

  • Credibilidade dos participantes. Seja em processos seletivos ou avaliações, a credibilidade das respostas torna-se muito maior, já que eventuais ações suspeitas serão identificadas pela AI.
  • Monitoramento ao vivo por humanos. Uma etapa adicional de segurança vem do fato que um monitor humano monitora continuamente as câmeras ao vivo e telas gravadas.
  • Contato com os candidatos. Com o monitoramento, caso se note algo de estranho, é possível pausar o teste, iniciar um chat com o candidato ou até mesmo finalizar aquele teste.
  • Geração de relatórios. As atividades de monitoramento são gravadas e disponibilizadas em um relatório.
  • Mais um ponto positivo para as avaliações e processos seletivos online. É comum ter alguma desconfiança em relação às novas tecnologias, mas o combo IA + monitoramento humano ao vivo ajuda a aumentar a aceitação dessa solução.

Leia também: Reconhecimento facial no vestibular: entenda como este recurso pode tornar suas provas ainda mais seguras

Quem pode usar o proctoring?

De imediato, nós associamos o auto proctor a instituições de ensino em geral. Porém, nada impede que ele seja utilizado em outros contextos que envolvam a realização de provas e atividades online, como as seguintes:

  • Empresas;
  • Organizações públicas, como defensorias;
  • Conselhos e órgãos de classe (OAB, CFA, CRA, CFC e afins);
  • Cursos preparatórios, entre outros.

Por que manter a aplicação de avaliações e processos seletivos online?

Porque essa é uma tendência que veio para ficar, e não adotá-la pode ser visto como algo negativo pelos futuros candidatos e alunos.

Nós já comentamos por aqui sobre prova de vestibular online com segurança, e o mesmo conceito se aplica às atividades e avaliações online, bem como a concursos, processos seletivos e quaisquer outras situações que envolvam avaliações.

Se o método já era seguro, quanto mais com a adoção do proctoring, uma camada adicional de segurança benéfica tanto para a instituição quanto para os alunos, participantes, concurseiros e afins.

Leia também: Prova de vestibular online com segurança: entenda a importância de um vestibular seguro

Proctoring: um recurso que só tem a crescer

Quanto mais segurança puder ser aplicada nas provas e atividades online, melhor, e o proctoring vem de encontro justamente a isso. Afinal, além de uma tecnologia tão inteligente, ela ainda conta com a emissão de relatórios automáticos, o que proporciona praticidade e eficiência às empresas, instituições e organizações.

Inclusive, nós temos uma novidade: a partir de agora, o Prova Fácil também é compatível com o proctoring!

Sempre ligados às últimas tecnologias e tendências no segmento educacional, percebemos como este recurso é importante e pode aumentar a confiança que gestores, coordenadores, professores, estudantes e todos os envolvidos sentem nas avaliações online, e por isso decidimos adotá-lo.
Aproveite a oportunidade e conheça as soluções da Prova Fácil, agora também com proctoring. Assim, você terá uma solução de ainda mais qualidade em sua escola, IES, organização pública, conselho, empresa ou quaisquer outros estabelecimentos que possam contar com provas online!