Prova de vestibular online com segurança: entenda a importância de um vestibular seguro

30 de abril de 2021
prova de vestibular online

Vestibular pela internet está em alta e sendo a atual saída pras instituições, mas é indispensável que ele ofereça máxima segurança aos vestibulandos.

Em tempos de pandemia, foi necessário repensar uma série de atividades do nosso dia a dia, o que trouxe várias mudanças, entre elas a prova de vestibular online.

De fato, essa não é uma novidade, já que o vestibular online já existia há algum tempo. Porém, a diferença é que, atualmente, esta se tornou a opção mais viável no quesito biossegurança, já que evita aglomerações sem impedir a realização das provas.

Um claro reflexo disso foi mostrado na “Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus”, de iniciativa do CONJUVE, lançada em junho de 2020. De acordo com ela, a pandemia fez com que a possibilidade de desistência na participação do ENEM 2020 fosse considerada por 49% dos respondentes.

Este impacto, de fato, se mostrou presente no maior vestibular do Brasil. De acordo com o INEP, foram pouco menos de 5,8 milhões de inscritos para o ENEM 2020, menor número desde 2010, quando houve pouco mais de 4,6 milhões de participantes.

Além do menor número de participantes, o índice de abstenção ainda bateu recorde. Ele foi de 51,5% no primeiro dia e de 55,3% no segundo dia, como mostra o INEP.

Em suma, então, fica claro como o vestibular online se desenha como uma opção ainda mais interessante, tanto para este ano de 2021 quanto para os demais, já que o digital está em franca ascensão no meio educacional.

Para isso, porém, é preciso garantir total segurança durante a realização de uma etapa tão importante para os alunos, que terá influência direta em seu futuro.

Continue conosco para aprender mais sobre essa segurança e como ela é indispensável para que os vestibulares online transmitam a mesma confiabilidade dos que são feitos presencialmente.

A ascensão dos processos seletivos online

prova de vestibular online

É inegável que a tecnologia está mudando os rumos do meio educacional. Isso fica claro quando comparamos os 24,34% de matrículas no EAD do Censo da Educação Superior 2019 com os 14,6% da edição de 2010, um crescimento significativo de 66,7%.

Com números tão claros, não havia outro destino a não ser a popularização do vestibular pela internet. Afinal, se existe tanto interesse em estudar a distância, não há porque as provas também não acompanharem este destino.

Ora, se o EAD está em franca ascensão, as provas e atividades nele realizadas são feitas em grande parte pela internet. Logo, nada impede que a mesma forma de aplicação também seja aplicada aos vestibulares.

Se já havia este movimento, a pandemia e suas limitações de reunião de pessoas trouxeram um holofote ainda mais intenso para as provas feitas pela internet, em um cenário que deve se repetir nos próximos anos, mesmo quando já estivermos no “novo normal”.

Quais são as vantagens do vestibular pela internet?

prova de vestibular online

Não é à toa que a forma de aplicação das provas está em ascensão, já que ela proporciona uma série de benefícios a todos os envolvidos, como os seguintes:

  • Ganho de escala: como as provas são aplicadas pela internet, os limites são muito maiores do que com a aplicação presencial, o que se reflete especialmente no número de candidatos.
  • Possibilidade de agendamento: nem sempre os horários que as instituições conseguem se organizar para a aplicação das provas é o ideal para todos os alunos. A prova de vestibular online pode ser agendada, o que viabiliza ainda mais sua realização.
  • Adaptação à rotina do aluno: além de um maior número de alunos, o agendamento permite que eles escolham o horário em que apresentam um maior rendimento. Em outras palavras, eles conseguem aplicar todo o seu potencial, o que tende a melhorar o desempenho.
  • Processo de captação com maior duração: com toda a complexidade da aplicação presencial, os processos seletivos não costumam durar muito tempo, diferente do que acontece com o vestibular online, que pode compreender um maior período para sua realização sem trazer maiores dificuldades à instituição.
  • Geração de dados: não podemos deixar de comentar sobre a mensurabilidade trazida pela prova de vestibular online, que resulta na geração de dados valiosos para a instituição, capazes de colocá-la em outro patamar em relação à inteligência de negócios.

Leia também: Vestibulares online e agendados: o que são e como funcionam?

Quais recursos garantem que o vestibular pela internet será seguro?

prova de vestibular online

Essa tende a ser uma das maiores dúvidas, tanto dos alunos quanto dos responsáveis pelos processos seletivos, já que se a segurança for abalada, então todo o processo de seleção pode cair em descrédito.

A Prova Fácil tem uma solução desenvolvida especialmente para este fim, a Processo de Seleção, que viabiliza plenamente a realização do vestibular pela internet com recursos inteligentes e modernos, como os seguintes:

  • Reconhecimento facial: por meio dessa tecnologia, a câmera do dispositivo usado para a prova de vestibular online detecta a face do participante e só libera sua realização se a imagem for compatível com o que consta em seu banco de dados.
  • Browser travado: as provas são realizadas por meio do Safe Exam Browser, navegador já existente no mercado e que permite a aplicação de provas online de maneira controlada, impedindo que os alunos naveguem na internet ou acessem recursos não autorizados. Com o browser travado, a possibilidade de “colar” diminui significativamente, já que ele impede comandos de atalho, como Win, Ctrl + Alt + Del, Alt + F4, Ctrl + C, Ctrl + V e printscreen, por exemplo.
  • Protocolo HTTPS: a comunicação entre o navegador e o servidor é criptografada, o que garante que os dados não sejam legíveis mesmo se eventualmente interceptados.
  • Fácil integração: a solução conta com uma coleção de APIs baseadas no padrão REST, que permite sua integração com qualquer linguagem de programação.

Além disso, você ainda conta com vários outros recursos, como senhas criptografadas, SSO (Single Sign-On) e Captcha, mesmo sem precisar contar com um servidor robusto e potente, já que toda a solução é operada por meio de servidores na nuvem.

É inegável que um bom processo seletivo ajuda na captação de alunos, já que eles perceberão que a IES se preocupa com sua satisfação e com o oferecimento da melhor experiência possível. Portanto, investir em um vestibular online só tende a trazer benefícios a curto, médio e longo prazo.

Se quer dar este importante passo e oferecer excelência também na prova de vestibular online, conte com o Prova Fácil Processo de Seleção e comprove como ele pode transformar de uma vez por todas seus processos seletivos!

Fale com um dos nossos consultores e garanta toda segurança no seu processo seletivo online.