Os benefícios da randomização de questões e alternativas

9 de junho de 2022

As colas sempre foram uma preocupação constante dos professores, seja no Ensino Básico ou no Ensino Superior. Ao longo do tempo, diversas técnicas surgiram para evitar essa prática. É hora de conhecermos uma das mais modernas: a randomização de questões e alternativas.

Uma das soluções mais antigas que os professores encontraram para dificultar as colas é a confecção de provas diferentes para os alunos de uma mesma turma.

Isso pode ser feito alterando a ordem das questões ou das alternativas, mas mantendo sempre o mesmo conteúdo. Dessa forma, os professores dificultam o compartilhamento de respostas ao mesmo tempo em que garantem que todos sejam avaliados da mesma forma.

O problema é que esse processo costumava ser muito trabalhoso, tanto na hora de elaborar a prova quanto na hora da correção. Além disso, por se tratarem de vários gabaritos, as correções ficavam mais suscetíveis a erros.

Porém, através da randomização de questões e alternativas, temos uma ferramenta poderosa para diminuir as colas e garantir a confiabilidade dos resultados avaliativos.

O que é randomização de questões e alternativas?

O processo de randomização de questões e alternativas consiste justamente na automatização desta prática já usada pelos professores.

Agora, eles podem contar com a tecnologia para embaralhar as perguntas e opções de respostas dos testes, produzindo provas diferentes (mas com o mesmo conteúdo) para seus alunos com muito mais praticidade e agilidade.

Quais os benefícios dessa funcionalidade?

Alguns dos principais benefícios da randomização de questões e alternativas em avaliações são:

  • Diminui as chances de erros nas correções, já que elas são feitas de maneira automatizada.
  • Garante uma avaliação justa, pois apesar das provas serem diferentes, todas elas trarão o mesmo conteúdo e o mesmo grau de dificuldade.
  • Reduz a possibilidade de colas, trazendo mais confiabilidade ao resultado da avaliação.

Por que é importante evitar colas em avaliações?

randomização de questões

Investir em processos eficientes para evitar as colas é algo importante por uma série de razões.

Em primeiro lugar, se o aluno sabe que suas chances de colar serão dificultadas, este é mais um estímulo para que ele estude e se dedique mais a absorver o conteúdo. Porém, este não é o único benefício.

Evitando as colas, você garante que os dados obtidos através das avaliações sejam um reflexo real do nível de aprendizado dos alunos.

Isso é de extrema importância para analisar se os métodos utilizados pela instituição e pelos professores estão funcionando e também para traçar melhores estratégias para engajar os alunos e potencializar o aprendizado. 

Veja mais dicas sobre como evitar colas em avaliações!

Como é feita a randomização de questões e alternativas?

O processo de randomização de questões e alternativas é simples e pode ser feito rapidamente pelo professor através de um software de gestão de provas.

Alguns pontos importantes deste processo:

  • O primeiro passo é o professor selecionar as questões que constarão na prova. Elas podem ser formuladas por ele ou retiradas de um banco de questões.
  • Após selecionar todas as questões, o professor pedirá para o software randomizar, ou seja, fazer o embaralhamento.
  • O professor ainda pode escolher se deseja embaralhar a ordem das questões, a ordem das alternativas ou as duas opções ao mesmo tempo.

Importante frisar também que a randomização pode ser adotada tanto para provas aplicadas em ambiente online quanto físico, sem que isso atrapalhe o processo de correção.

A correção, por sua vez, também será automática: se a prova for online, o sistema será capaz de identificar imediatamente as respostas corretas. 

Se a prova for física, o sistema reconhece automaticamente de qual aluno pertence aquele cartão-resposta através do código de barras. Assim que o procedimento for concluído, o sistema carregará o gabarito individual de cada aluno e conseguirá fazer a correção.

Conheça outras formas de diminuir o índice de erros na correção de avaliações!

Bônus: Provas em modelo dinâmico

Se o processo de randomização de questões e alternativas já economiza tempo do professor e garante provas assertivas e justas para os alunos, essas qualidades só aumentam quando são integradas a um modelo dinâmico de avaliações.

Com o modelo dinâmico, o professor define a quantidade de questões que a prova deve ter, seu nível de dificuldade, tem a possibilidade de incluir perguntas inéditas, entre outras funcionalidades.

A partir dessa configuração inicial, as provas são geradas automaticamente e de forma padronizada.

Leia mais sobre os benefícios da avaliação em modelo dinâmico!

Oferte avaliações com segurança e qualidade

Provas com randomização de questões e alternativas e modelo dinâmico de avaliações são apenas alguns dos benefícios oferecidos pela Prova Fácil.

Some isso à possibilidade de obter dados precisos sobre o nível de aprendizado de cada aluno a fim de traçar as melhores estratégias pedagógicas e você terá uma educação moderna, assertiva e transformadora.

Que tal unir todas essas vantagens com o software de gestão de provas mais moderno do mercado? Confira o depoimento de quem já conhece a ferramenta e potencialize suas avaliações com as soluções Prova Fácil!