fbpx
  • Posts
  • Materiais
  • Artigos
  • Cases
  • Tutoriais
Cases

Conheça as instituições que já utilizam software para elaborar provas

Uma das preocupações de escolas e universidades é gerar avaliações mais inteligentes com ajuda da tecnologia. É aí que se torna importante conhecer as instituições que já utilizam um software para elaborar provas, especialmente no modelo dinâmico.

Esse formato é aquele em que as instruções gerais do teste estão exibidos na página inicial do aplicativo, de acordo com as regras definidas pela instituição de ensino. Ao mesmo tempo, é possível acrescentar novas diretrizes.

A partir disso, a avaliação é elaborada a partir de uma seleção automática. São priorizadas questões inéditas. Com essa configuração, o professor tem certeza de ter uma prova adequada para a turma, sem precisar despender muito tempo para isso. De quebra, ele consegue gastar mais tempo para atuar de maneira estratégica e valorizar o ensino-aprendizagem.

Para isso, é preciso construir uma rotina de criação de questões, seja de maneira terceirizada, seja de forma alinhada aos professores contratados. Para facilitar esse aspecto, é possível contar com softwares que oferecem essa funcionalidade, como o Prova Fácil. Com ele, você tem acesso a um banco de questões robusto, com perguntas de qualidade, atualizadas e aprovadas pela coordenação pedagógica da instituição.

Em outras palavras, esse é um investimento inicial que se torna um ativo para a escola ou universidade. É por isso que, neste post, apresentaremos os cases de instituições de ensino que já utilizam essa solução e quais foram os benefícios alcançados em cada caso.

Que tal saber mais e entender como você também pode obter vantagens?

Senai/MG

Focado no Ensino Técnico, o Senai está presente em todo o País e é referência no assunto. Ainda assim, era preciso automatizar as avaliações para garantir a melhoria contínua das atividades. Foi assim que a instituição escolheu o Prova Fácil e já trabalha com essa solução há mais de 5 anos.

O sistema de gestão de provas é utilizado em várias atividades relativas a um processo de seleção, desde a inscrição até a aplicação das avaliações. Como os processos são complexos, a idoneidade é assegurada do início ao fim.

Para você ter uma ideia, mais de 2 milhões de pessoas já participaram dos processos seletivos do Senai Minas Gerais (Senai/MG) e da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Isso acontece porque as provas são geradas com o nome do estudante e a partir de questões randomizadas no modelo dinâmico.

A diagramação é feita automaticamente e a solução ainda permite controle sobre o local de aplicação e impressão dos testes. É por isso que, em todo o fluxo de trabalho, há garantia de qualidade, como ressalta o gerente do Núcleo de Exames e Certificação Profissional do Senai/MG, Walmidson Figueiredo.

“Nestes oito processos precisamos cumprir com as legislações da educação e atender a vários públicos, entre pessoas que precisam ter instruções e obedecer a critérios para entrar no processo de certificação por competência”.

Desde a implantação do Prova Fácil, o Senai/MG já gerou, pelo menos, 100 mil provas, todas nominais. Todas foram feitas com pesquisas online e gabarito registrado, que pode ser rastreado pelo aluno. Anualmente, são processadas cerca de 1 milhão de inscrições pelo Prova Fácil.

software para elaborar provas

Unifor

A Universidade de Fortaleza sempre teve um caráter inovador e que antecipava às necessidades educacionais do estado. Por isso, também buscou tecnologias que aperfeiçoassem os resultados — e chegou ao Prova Fácil.

Segundo o vice-reitor de Ensino de Graduação, Henrique Sá, “o que se pretende é qualidade, excelência nos processos de formação e desenvolvimento”. Foi por isso que surgiu uma discussão sobre a importância da avaliação.

O consenso a que se chegou é que esse processo vai além de sua função primária. Ele também indica como está o desenvolvimento do aluno e quais competências precisa ter. Essa mudança de mindset exigiu uma reestruturação do modelo de avaliação, em que foram priorizados os simulados.

Esses benefícios foram conquistados porque “o sistema permite um processo de organização avaliativa muito maior. Então, a gente consegue planificar, consegue estabelecer uma visão bem mais ampla, porque você tem um sistema que garante o acompanhamento seccionado, com emissão de relatórios desse processo”, comenta a diretora do Centro de Ciências Jurídicas, Katherine Mihaliuc.

Para a gestão de avaliações, é a oportunidade de encontrar os gaps de aprendizado para eliminá-los e fortalecer o ensino. Da mesma forma, a avaliação assinala a necessidade de mudanças no currículo para fortalecer as oportunidades de conhecimento.

Com o Prova Fácil, a Unifor já aplicou simulados do Enade para aproximadamente 1 mil estudantes de 11 cursos de Ensino Superior somente em 2018. Mais de 10 mil provas foram realizadas por semestre no Centro de Ciências Jurídicas e no Centro de Ciências Tecnológicas.

A partir dos simulados, é possível repassar feedbacks claros e o professor é capaz de trabalhar os assuntos mais complexos na próxima aula. O docente ainda tem um relatório completo, que direciona a construção do conhecimento.

software para elaborar prova-2

Unigranrio

A Universidade do Grande Rio é uma instituição bem estruturada que trabalha com cursos de graduação, pós-graduação stricto e lato sensu, e Educação a Distância (EaD). A IES do Rio de Janeiro trabalha com o Prova Fácil em vários processos:

  • avaliações internas em larga escala;
  • simulados;
  • agendamento de avaliações;
  • realização de provas regulares para alunos de cursos presenciais e EaD de graduação e pós-graduação.

Em sua atuação, trabalha com avaliações regulares EaD e das disciplinas online dos cursos presenciais e semipresenciais, que podem ter até 20% de carga horária a distância. Nesse escopo de trabalho, o Prova Fácil agenda as provas pelos alunos e automatiza o processo analítico por meio de provas dinâmicas e fluxo de revisão de questões.

O modelo dinâmico é utilizado para aplicação de duas avaliações por disciplina por semestre: AP4 e APS. A montagem é feita conforme a estrutura do formato, já explicada, e pode conter somente perguntas objetivas ou ter discursivas também.

As questões são elaboradas por professores conteudistas, que têm a validação do Núcleo Docente Estruturante (NDE) e revisão ortográfica. Os docentes cadastram as perguntas e realizam a correção.

Em relação ao cadastro de agendamentos, a função é executada pelo Prova Fácil Processo Seletivo, que replica os parâmetros de um dia para outro e também para polo, disciplinas e turmas. Atualmente, é feita somente a importação da nota para o ambiente acadêmico. Nesse cenário, cabe ao professor corrigir as avaliações no sistema, com facilidade e rapidez.

De toda forma, esses cases de sucesso evidenciam que o Prova Fácil ajuda a agilizar os processos e gerenciar toda a elaboração e a aplicação de provas. O trabalho de inserção da tecnologia para automatizar atividades contribui para o alcance de bons resultados e colocar em prática os conceitos de transformação digital.

Esses e outros clientes do Prova Fácil informam obterem redução de:

  • 35% nos custos operacionais;
  • 70% no tempo de correção de provas;
  • 92% nos pedidos de revisão das avaliações.

Com isso, conhecer as instituições que já utilizam software para elaborar provas é uma maneira eficiente de saber qual caminho seguir. E você, está preparado?

Entre em contato com nossa equipe e veja com um de nossos representantes como é possível aperfeiçoar os seus processos de avaliações e ter consequências positivas no ensino-aprendizagem!

software para elaborar prova-3


Veja mais

Artigos

Avaliação docente: qual sua importância?

Nas instituições de ensino, o mais comum é os alunos serem analisados e receberem uma nota condizente com o conhecimento apresentado. No entanto, a avaliação docente também é fundamental. Por…

VER MAIS POSTAGENS

Pesquisa

MAIS LIDAS

A importância da tecnologia na Educação e como ela impacta na performance​ de alunos e professoresComo elaborar provas que realmente ajudam na aprendizagem?Como ter um banco de questões inteligente com o Prova Fácil?O que é correção automática de provas?Como evitar cola durante as provas? Veja 4 dicas!10 dicas para economizar tempo com a correção de prova

As melhores soluções para gerenciar as suas avaliações

SIGA-NOS